Em algum dos meus posts eu tinha comentado sobre uma das técnicas ensinadas num dos livros da coleção de artesanato.

No livro ensina a fazer o papel machê com molde de gesso, mas como é um livro dos anos 70  e nós estamos em 2012 quase perto do fim do mundo hahaah, evoluímos na área do artesanato e como sou “muderna”, usei papel machê  pronto da Mago que é uma massa seca que só precisa acrescentar  água e cola.

Existe também a massa da Acrilex que é mais cara e acho melhor por causa do acabamento final, mas as duas são boas para se trabalhar!

 

Eu gosto da mistura de papel machê da Mago, eu geralmente uso duas camadas de papel numa peça. A segunda camada passo dando batidinhas com o dedo, quando a primeira já secou, para deixar a peça com aspecto uniforme e não ficar esburacada.

 

Tipos de gesso e qualidade:

  • Gesso de Paris ou gesso comum. (não é muito resistente, mas é muito barato)
  • Gesso pedra. (resistente e também é barato, encontrado em lojas especializadas para dentistas.)
  • Gesso troquel (esse é o mais resistente de todos.)

Então, vamos começar!

Materiais:

  • Gesso pedra (esse é encontrado em lojas para dentistas, é um gesso mais forte)
  • Argila
  • Pote de sorvete ou algum recipiente que caiba a sua modelagem.
  • Água
  • Colher de plástico (sempre é bom tudo de plástico para facilitar a limpeza depois)

Primeiro passo é fazer a modelagem na argila, não precisa deixá-la secar para fazer o molde. Eu modelei duas peças, uma maior e a outra menor.

O bom molde de gesso se dá devido à mistura correta que é mais água que gesso como, por exemplo, 35 ml para 100, mas isso na embalagem mostra corretamente a proporção. Sempre se joga o gesso na água, polvilhando e após isso deixe o gesso em repouso absorvendo por 1 minuto ou o tempo indicado na embalagem e passando esse tempo misture bem não deixando grumos na massa, mas não demore muito misturando porque endurece rápido.

Coloque as peças de argila sem que elas tenham contato com o pote de plástico e entre si. Pode passar um pouco de vaselina liquida em todo pote para facilitar a retirada do gesso, mas no caso desse pote de plástico não ha necessidade.

Jogue o gesso no pote devagar e cobrindo toda a argila. Apesar de na foto estar jogando o gesso diretamente na argila, evite fazer isso. Jogue somente nos cantos vazios até encher tudo. É difícil tirar foto e jogar gesso no pote haahah

O Porquê de não poder fazer isso? Porque vai acontecer o que aconteceu comigo. A peça pode se locomover no pote com a ”cachoeira” de gesso e prejudicar o trabalho.

Encha até depois da altura das peças e espere endurece, apesar de endurecer rápido eu prefiro esperar um dia para retirar para não correr o risco de retirar o gesso todo quebrado e ter o trabalho todo jogado fora.

Fica assim na retirada, vocês podem reparar que a peça de argila locomoveu encostando-se à lateral do pote, eu tive que refazer uma parede ali.

Agora só resta a retirada do gesso, que é muito mamão com açúcar hahaha sai facilmente e fica como mostrado abaixo.

A argila que utilizou pode ser reaproveitada, retire e dê uma lavada no caso de ter algum resquício de gesso.

Passe um pincel com água para retirar os restos de argila no molde e já pode ser usado!

Para facilitar a retirada da peça de papel, passe vaselina liquida com pincel na cavidade do gesso ou então envernize o interior com verniz vitral ou qualquer um que dissolva somente com solvente.

Faça a mistura de papel machê  e coloque nas paredes da cavidade dando tapinhas e deixando uma sobra de papel machê para fora da cavidade que facilitará na hora da retirada, serve como um “puxador”. Ah, faça uma parede grossa!

No caso da papietagem a primeira camada deve ser somente jornal com água, não use cola e preencha todo espaço com auxílio de um pincelzinho sem deixar nenhum buraco, na segunda camada use o jornal com água e cola e faça o mesmo.

 

Dicas:

  • Meça o gesso para que ele cubra todo o espaço necessário, pois se fizer em duas partes porque faltou, na hora da retirada o molde vai repartir.
  • Use juta para reforçar peças de gesso.

E ficou assim:

A primeira experiência pode dar errada, a minha não ficou perfeita. Ah, finalizei com esmalte vitral!

Se quiser se aventurar faça pequenas peças até ficar craque para outras maiores. Espero que tenham gostado desse tutorial!

Abrir conversa!
1
Precisa de ajuda?
Olá, posso te ajudar?