Um dos maiores pintores dos últimos tempos, conheça mais sobre Vincent Willem Van Gogh:
O Início:
Em 30 de março de 1853, nasce Vincent Willem Van Gogh, um dos um dos artistas mais renomados da historia da arte. Em vida, jamais imaginaria que isso seria possível porque em vida vendeu apenas um quadro – “O Vinhedo Vermelho”.
Sua vida artística começa em 1880 quando decidiu mudar-se para Paris, recebido pelo seu irmão Theo, um simples negociador de arte. Apesar de ter poucos recursos, sempre incentivou e ajudou financeiramente o irmão mais velho. E foi em Paris que ele se encantou pelo impressionismo que seria a sua grande influencia para as suas pinturas.
Girassóis de Van Gogh:
Van Gogh tinha um certo fascínio por Girassóis, pela sua “cor vibrante”, o amarelo, e também pela sua forma poderosa , dava a sensação de felicidade
Sua irmã em 1890 afirmou que as pinturas do artista eram
“quase um grito de angústia, simbolizando sua gratidão nos girassóis rústicos”
e que tinha um certo poder que poderia elevar seu ânimo em tempos conturbados.
A vida:
Em certo período, Van Gogh juntou-se ao seu amigo, Gauguin, mas a convivência era muito conturbada e em um acesso de raiva, Van Gogh o ameaça com uma navalha. Então seu amigo volta para Paris e Van Gogh em estado de angustia e arrependimento, corta a própria orelha.
Após esse episodio, Van Gogh é internado e teve o diagnostico de depressão! Com o passar dos anos, suas crises foram controladas e ele voltou em plena atividade criativa, chegando a pintar um quadro por dia. Saindo da clínica voltou a morar com seu irmão, mas as crises continuavam.
Em 27 de julho de 1890, o artista resolveu caminhar pelo campo e acidentalmente deu um tiro no peito com um revólver que levou consigo para atirar em aves. Uma possível razão para a atitude de Van Gogh pode ser o desejo de deixar de ser um peso na vida do seu irmão, que sustentava sua esposa e mãe além dele. Após o incidente, ele ainda teve forças para voltar para casa e, dois dias depois, morreu nos braços de seu irmão Theo, aos 37 anos. Após a morte de seu irmão, Theo caiu em profunda depressão e morreu seis meses depois, deixando para trás sua esposa e um filho chamado Vincent.
Em 2022, chegou a “Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva” no Brasil. Com os ingressos lotados até o fim da exposição, por sorte eu pude conferir essa experiência fantástica e ainda aproveitei para usar o colar do Van Gogh e tirar muitas fotos com ele.
Comprar colar de Van Gogh na loja Mari.C
Eu como admiradora do artista e suas obras, registrei todos os momentos dessa exposição, mas postarei aqui algumas delas.
Van Gogh foi um artista memorável, bem à frente de seu tempo, infelizmente teve uma vida muito dolorosa e depressiva, sua vida de pintor foi completamente fracassada, e suas barreiras psicológicas, que também eram incompreendidas na época, criavam grandes dificuldades.
Na verdade, vemos um pouquinho de nós em Van Gogh, suas dores e lutas internas tão comum nos tempos atuais, mas que ele conseguiu de forma magnifica transmutar toda sua angústia em beleza.
Para homenagear esse artista tão extraordinário, a Mari.C criou um colar para a coleção Chibi Mari.C em uma versão muito fofa do Van Gogh inspirado em seus autorretratos, quer conhecer mais sobre esse produto?
Comprar o colar de Van Gogh na loja Mari.C
O colar de Van Gogh é feito com material de qualidade que não descasca, em corrente de aço inox, antialérgico e pingente totalmente artesanal. Acompanha uma embalagem que torna o colar uma ótima opção de presente. Acesse a loja e conheça mais sobre esse acessório em homenagem a Van Gogh.
Comprar o colar de Van Gogh na loja Mari.C
Um grande beijo, Mari.C