Não é segredo pra ninguém que a Loja Mari. C é toda inspirada na cultura japonesa. E, na terra do Sol nascente há uma tradição muito especial: o Matsuri.

Te explico tudinho, além de te contar uma super novidade ao final.

Sobre o Matsuri

Esse termo significa adorar, venerar. E se refere os festivais tradicionais japoneses, que ocorrem em diversos locais do país, ao longo do ano. Com temas variados como: cultivo de arroz, divindades guardiãs de clãs ou cidades, vilas, distritos. Ou, exaltando o trabalho, história e a cultura nacional.

 

Foto retirada do site Japan Yukata

Alguns podem durar dias, já outros são realizados por pequenas comunidades que se reúnem e celebram de maneira singela. Mas isso não o torna mesmo significante, ao contrário, os festivais evidencia espiritualidade do país.

Outro fato é que cada festividade apresenta elementos diferentes, alguns contam com carros alegóricos puxados pela cidade e inúmeras pessoas o seguem com seus tambores e flautas animando as ruas. Sem contar, a beleza dos trajes coloridos, símbolos e ritos. Um show memorável.

Os mais famosos

O Ano Novo é o matsuri mais famoso e sofisticado do Japão. E não pense você que eles se preocupam apenas com os fogos de artifícios, nada disso!

As casas são todas higienizadas, as dívidas são pagas e osechis (comida em bandejas para o ano novo) são preparadas ou compradas. Tradicionais, esses alimentos são escolhidos por suas cores prósperas. Tudo para trazer boas energias para o ano que se inicia.

Foto retirada da Wikipedia.

Outro festival charmosíssimo é o Fuji-Shibazakura, que nada mais é, do que milhares e milhares de pétalas espalhadas aos pés do Monte Fuji. As shibazakuras florescem em meados de abril, e é quando se inicia o festival.Vale destacar que suas pétalas parecem com as das cerejeiras, e há uma variedade de cores como rosa, branco e lilás. Não há como descrever tanta beleza!

Foto retirada do site antoniotajuelo.com

 

Agora que você sabe mais sobre os matsuri, a novidade é….

….que o Rio de Janeiro receberá a segunda edição do “Rio Matsuri”. O evento acontecerá de 25 a 27 de janeiro, no pavilhão 4 do Riocentro Convention & Event Center. Com várias atrações para os amantes da cultura japonesa.
E não para por aí

A Mari.C participará nesses três dias com um stand apresentado os seus produtos. Oportunidade perfeita para quem deseja saber mais sobre itens confeccionados e de ver de pertinho cada detalhe dos colares, brincos e outros
adornos que são sucesso na loja. E, de quebra, ainda conhecer a idealizadora da marca, Mariana Cetrangolo, e bater um papo com ela.

 

 

Stand Mari.C:
Rua I –  Numero IO8 – Perto dos produtores rurais.

 

 

Três dias que te deixaram mais pertinho do Japão. Vai perder essa chance?

Um grande beijo, Mari.C

Abrir conversa!
1
Precisa de ajuda?
Olá, posso te ajudar?