“Ó abre alas…Que eu quero passar”
Sim, está chegando os dias que as ruas serão contagiadas pelo ritmo do Carnaval e as fantasias que impressionam qualquer um pela criatividade.
Sem contar, as maquiagens caprichadas para se destacar no meio da multidão. E claro, que tem um item que é super-requisitado durante os dias de folia: o Glitter!
Ele é o primeiro a ser buscado na hora de preparar a make, já que o seu brilho torna o visual extravagante (o que está liberado nos dias carnavalescos). Então, dedico essa postagem a ele que não deixar ninguém passar despercebido.
Conhecido também como purpurina são micropartículas de plástico e alumínio que ganham vida com os mais diversos tipos de cores, como: vermelho, azul, rosa, branco, preto, amarelo (tem para todos os gostos). Geralmente, é aplicado na pele, nas têmporas, testa ou na região próxima aos olhos.
Para dar fixação à purpurina, o primer está entre as opções, mas há quem já testou outros métodos como creme e pomada hidratante. Fáceis de serem encontrados, eles ainda ajudam a hidratar a pele. O que traz uma grande vantagem, pois não podemos nos esquecer de que a pele precisa de cuidados.
Logo, limpeza de pele (antes e depois da maquiagem) entra para a listinha de afazeres antes de sair seguindo o bloco de rua, hein?
Ah! E mesmo que o cansaço bata, não durma com a Glitter de jeito nenhum. Uma boa dica para remover o produto é usar algum óleo ou creme com um algodão e, depois, ir para o banho. Dessa maneira, você evita que as micropartículas de plástico entrem na corrente de água e deprecie o meio ambiente.
Isso mesmo! O brilhinho pode prejudicar a natureza já que quando descartados no ralo do banheiro de cada pessoa que usou, acaba caindo no oceano e podem ser ingerido pelos peixes e/ou outras espécies marinhas. E com certeza, não queremos isso, né?
E se você ainda não conhece, há no mercado uma opção bem bacana para os foliões que é o Glitter Biodegradável.
Para minimizar os impactos ecológicos, ele traz a proposta de dissolver em contato com a água e não poluir os oceanos. Fiz uma pesquisa rápida na internet e achei essa receitinha. Se você quer testar, deixo aqui o passa a passo de como fazer em casa.
Bioglitter em casa
Passo 1: Escolha a sua base
Pode ser feita com pó de gelatina incolor (encontrado em supermercados), mas se preferir uma opção vegana teste o pó de ágar-ágar, também conhecido como gelatina vegetal (vendido em lojas de produtos naturais).
Passo 2: Misture
Faça uma pasta do pó com os corantes de sua preferência. Opte por compostos biodegradáveis como pó de beterraba, cúrcuma, spirulina e urucum. Se quiser um efeito mais brilhoso, adicione o pó de mica, um mineral natural.
Passo 3: Deixe secar
Espalhe a pasta em uma camada fina sob um tapete de silicone. Deixe secar integralmente. Isso pode durar até 36 horas.
Passo 4: Triture
Com a pasta completamente seca, triture em um mixer (processador menor) para ter o efeito da purpurina.
Agora, só resta escolher o look para os dias de Carnaval e sair por aí curtindo o melhor da festa!
E se ainda não tem acessórios para incrementar sua fantasia de carnaval, acesse a coleção de acessórios para cabeça da loja Mari.C para garantir seu visu bem colorido nos bloquinhos. >>> Acessórios para cabeça
Um grande beijo, Mari.C